quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Adote um padre


...  A vida dos sacerdotes sempre foi exigente. E nem poderia ser diferente, já que são chamados a continuar a missão de Cristo, o Bom Pastor. Em nossos tempos, porém, os desafios se multiplicam e exigem respostas sábias, decisões imediatas e constantes posicionamentos sobre os mais diversos temas.
Portanto, quanto mais santo e sábio for o presbítero, mais e melhor servirá a Igreja. Além disso, como a vocação sacerdotal é um dom de Deus não só para aquele que é seu primeiro destinatário, mas para a Igreja inteira, um bem para sua vida e missão, toda a Igreja é chamada a proteger esse dom, a estimá-lo e a amá-lo.
Dito isso com palavras do saudoso
Papa João Paulo II: “Todos os membros da Igreja, sem exceção, têm a graça e a responsabilidade do cuidado pelas vocações” (PDV, 41).
Essa responsabilidade sempre foi cultivada na Igreja. Prova disso é, entre outras coisas, o apelo constante para que todos rezem não só pelo aumento das vocações, mas também para a santificação daqueles que já são padres. Sempre houve na Igreja grupos, comunidades e associações com o propósito principal de rezar pelos sacerdotes.
    
É nessa linha que se entende a sugestão que agora apresento:
adote um padre!
Dentre os sacerdotes que você conhece ou que atuam na Igreja, escolha um deles, e passe a rezar diariamente por sua santificação.
Ofereça sacrifícios para que ele exerça bem seu ministério. Se for o caso, ofereça por ele até sua vida. De preferência, nunca lhe fale sobre isso, nem faça comentários a esse respeito com outras pessoas.
Os detalhes dessa “adoção” sejam conhecidos somente por você e pelo Bom Pastor.
Guarde esse segredo cuidadosamente em seu coração, mas seja fiel a ele, dia por dia. Fazendo isso, você estará respondendo a um apelo da Igreja, que constantemente nos recorda:
 “Todo o Povo de Deus deve incansavelmente rezar e trabalhar pelas vocações sacerdotais” (PDV, 82).

Sua resposta ao apelo de adotar um padre determinado terá uma particularidade: você não estará rezando somente pelo clero em geral, mas por um padre com um nome e um rosto, o que, certamente, motivará ainda mais suas orações, jejuns e sacrifícios. E, tenha certeza: com a santificação de seu “adotado”, todo o clero se santificará.
Deus, então, será mais glorificado. E o Povo de Deus, mais e mais se enriquecerá.

(Dom Murilo S.R. Krieger, scj)

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Não sei quanto a você, querido leitor, mas para mim foi uma benção encontrar este texto de Dom Murilo (publiquei um pequeno trecho, clique na "fonte" para ler na íntegra), foi muito esclarecedor, percebi como é significativo escolher um sacerdote e ser sua intercessora.
Na minha região conheci tantos padres maravilhosos e em meus pensamentos,  já enumerei uma enorme lista, rsrss... como escolher um?
Em oração fui apresentando à Jesus a numerosa lista, rsrss, e sabe qual o discernimento que tive?
Todos os nomes que me vieram à cabeça, eram de sacerdotes muito queridos, simpáticos, amáveis, muito admirados pelas comunidades... certamente, e graças a Deus por isso, contariam eles, com muitos intercessores rezando por suas abençoadas vidas. Mas e aqueles sacerdotes que não são tão queridos assim, que são mais introspectivos, austeros? E aqueles sacerdotes que não são compreendidos nas suas fragilidades humanas pela comunidade? Que são alvo de críticas ofensivas, fofocas, calúnias?
Não careceriam estes de mais oração e intercessão?
Quando me dispus a me tornar intercessora de um sacerdote, percebi que escolhia um caminho mais agradável e fácil: rezar por quem gosto e admiro. Jesus, entretanto, me propôs outro: interceder por aqueles que por uma situação ou outra, são preteridos, e se requer um esforço para amá-los...
Na verdade, devíamos amá-los apenas pelo simples fato de serem sacerdotes, e terem assim, entregado suas vidas inteiramente a Deus e ao serviço do seu povo, de serem instrumentos pelos quais obtemos o perdão de Deus e o precioso alimento espiritual, a Eucaristia...
Que em nossas orações sempre se encontre um fiel compromisso e uma firme determinação de rezar pela santidade dos sacerdotes, assim como, pelo envio de mais vocações sacerdotais.

Dom Bosco dizia que do sacerdote, ou se fala bem ou não se fala nada! Que nossas orações sejam luzes a iluminar os passos de nossos padres e que em nossa boca não se encontre palavras mordazes que sirvam de pedras de tropeço em sua missão.

“Quem coloca Jesus no Sacrário? O padre.
Quem acolheu nossa alma na entrada da vida? O padre.
Quem alimenta nossa vida na peregrinação terrestre? O padre.
Quem prepara nossa alma para comparecer diante de Deus? O padre.
É o padre quem dá continuidade a obra da redenção na terra”.

(São João Maria Vianney)

Um comentário:

  1. Cátia eu também achei ótimo a idéia que Dom Murilo lançou neste artigo. Comecei a ler o post pensando que fosse uma Campanha para ajudar algum seminário...rs Vou adotar um com certeza.
    Acho que poderíamos nos habituar a pedir as crianças também para rezarem por seus párocos.

    Beijo no coração!

    Paz de Cristo!

    ResponderExcluir

☺ Seu comentário é importante e faz a diferença. Agradeço muitíssimo sua atenção em expressar sua opinião.
Desejo que suas palavras sejam para maior honra e glória do Senhor Jesus, Paz e Bem!☺

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...