domingo, 14 de agosto de 2011

AMOR QUE INCLUI E ACOLHE

Incluir e acolher!
Dois verbos derivados do VERBO MAIOR, que não podem faltar no "vocabulário da vida" dos cristãos!


"SENHOR, SOCORRE-ME!"
Foi a súplica desesperada da mulher cananéia à Jesus. Quem de fato necessitava do socorro era a filha da cananéia, no entanto, a mãe assumiu a dor da filha: "Senhor, socorre-me!"
Diante desta cena, quem mostrou maior amor? A cananéia que ignora o preconceito e a marginalização que é vítima, pois além de ser mulher, implorar ajuda para outra mulher (sua filha), é estrangeira e provavelmente viúva ou sem marido ou os discípulos de Jesus, aqueles que estavam ao lado do Mestre e eram instruídos por Ele, mas, que ainda guardavam em seu coração os pensamentos farisaicos de exclusão: "Manda embora essa mulher..."

Trazendo para nossa realidade, quantas vezes desprezamos, ignoramos, excluímos de nosso convívio aqueles que não fazem parte do "nosso" padrão de aceitação, passaram do limite que "nós" estipulamos, que o mundo estipula como o que deve ser seguido e aceitável.
Dentro de nossas comunidades isso também acontece e como!
Sabemos tudo de liturgia, de catequese, de organização e coordenação de pastorais, mas, não sabemos amar!!?
Conhecemos tudo dos documentos da Igreja, do Catecismo, de teologia, filosofia, o estudo da Palavra, a última encíclica do Papa, mas,
não conhecemos Jesus (!!?), seu projeto de amor, que acolhe, inclui, evangeliza e ama e ama e ama!!!

Somos tão ignorantes na ciência do Amor, que escolhemos quem amar, sim, de preferência aqueles que já nos amam, nos admiram, tem os mesmos objetivos, forma de pensar, se identificam mais conosco.
Mas aqueles que nos incomodam, que "ficamos sabendo" falam mal de nós, nos perseguem ou simplesmente discordam de nossas opiniões, ah, esses não são escolhidos para que os amemos, podemos quando muito, por desencargo de consciência, rezar uma ave-maria (bem mal rezada) para que se convertam e nos deixem em paz...

A mulher cananéia não só se mostra uma autêntica discípula, capaz de amar com um amor que supera todo e qualquer desafio, mas também mostrando uma fé inabalável que não se abate com a primeira resposta de Jesus, o silêncio (... mas, Jesus não lhe respondeu palavra alguma), a atitude de exclusão de seus discípulos ("Manda embora essa mulher, pois ela vem gritando atrás de nós), a segunda resposta de Jesus, uma aparente rejeição ("Eu fui enviado somente às ovelhas perdidas da casa de Israel"), a terceira resposta de Jesus, um suposto desprezo do Mestre ("Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-los aos cachorrinhos")... Santo Agostinho nos fala em um de seus sermões:  "Cristo se mostrava indiferente diante dela (a mulher cananéia) não para rejeitar a ela a misericordia, mas para inflamar o desejo nela."
E como teve êxito, o Nosso Senhor! Aquela mulher nos dá um maravilhoso exemplo de como fazer de cada obstáculo um degrau a ser escalado em direção ao altar de Deus e ali colher pela fé vivida, toda a graça e misericórdia que Jesus tem reservado para nós!

Quero terminar esta reflexão que foi, sem dúvida, inspirada pela ungida homília feita pelo Pe. Mauro Gozzi, salesiano, aqui de Itaquera - SP, com a  M A G N Í F I C A  Oração da Coleta deste domingo (vocês repararam nela?) que seja a nossa sincera oração:

Ó Deus, preparastes para quem vos ama bens que nossos olhos não podem ver; acendei em nossos corações a chama da caridade para que, amando-vos em tudo e acima de tudo, corramos ao encontro das vossas promessas que superam todo desejo.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém! 

3 comentários:

  1. Cátia querida,

    O Espírito de Deus inspirou o Pe. e a você também. Linda a sua reflexão!

    Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  2. Ler textos tão bem inspirados, faz crescer a certeza de que Deus esta sempre em contato cam a gente, atraves de pessoas capazes de escrever tão profundas palavras. Deus te Abenço.

    ResponderExcluir

☺ Seu comentário é importante e faz a diferença. Agradeço muitíssimo sua atenção em expressar sua opinião.
Desejo que suas palavras sejam para maior honra e glória do Senhor Jesus, Paz e Bem!☺

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...