segunda-feira, 30 de maio de 2011

Anatomia de um Cristão


* Olhos de Misericórdia
Sim, o olhar do cristão deve ser iluminado pela misericórdia, para ver além das aparências, enxergar além das fragilidades humanas o valor de cada ser humano.
"No nosso próximo, procuremos ver tão somente as virtudes e as boas obras e cubramos os seus defeitos considerando os nossos pecados"
(Sta Teresa D'avila)

* Ouvidos de Discípulos
Os ouvidos de um discípulo são treinados na atenção, no silêncio e na obediência às Palavras de Seu Mestre, por isso não se deixam confundir, antes reconhecem com precisão o Seu chamado.
"Inclinai os ouvidos para ouvir a minha voz! Prestai atenção para escutar a minha palavra!"
(Is 28,23)

* Boca de Profeta
Na boca de um profeta, se encontra uma língua adestrada, que busca compreender o momento ideal, as palavras certas para anunciar com autoridade e sensatez, denunciar com retidão e mansidão, calar quando necessário.
"A boca de um profeta é fiel e submissa ao Seu Senhor, por isso fala até com o silêncio"

* Braços Acolhedores
Que sempre se encontre nos braços de um cristão, o calor da acolhida, o amparo fraterno, o abraço que abraça a alma.
"É no abraço fraterno que se harmonizam os corações dos amigos"
(Ricardo Alves)

* Mãos Solidárias
Que são recobertar por "calos de amor"... amor que se transforma em obras concretas de caridade e serviço aos irmãos.
“Rogo a Deus como se esperasse tudo d’Ele, mas trabalho como se esperasse tudo de mim” (Santo Tomás de Aquino).

* Pés Perseverantes
Que diante da necessidade do outro, da Vontade do Seu Senhor, ignoram o cansaço e a fadiga, dispensam a comodidade e o conforto e caminham a passos firmes pela estrada da Providência Divina.
"Mas os que esperam no SENHOR, renovam suas forças, criam asas como águia, correm e não se afadigam, andam, andam e nunca se cansam." (Is 40,31)

* Coração Ardente e Apaixonado
Que se consome por Jesus. Ele o motivo, o sentido, a razão de todo nosso existir e viver.
Ele que dá vida a nossa vida, e pelo Seu exemplo, nos anima a doá-la em favor do outro.
Nos encoraja e fortalece com a Palavra que instruí, com a Eucaristia que alimenta e com o Santo Espírito que nos impulsiona.
"O que o coração ama, fica eterno"
(Rubens Alves)

E a Cabeça?
A cabeça é Cristo, Senhor e Deus deste corpo, pois a mente de um cristão dever ter os pensamentos de Cristo, para que todo o resto, pense, escute, veja, fale, sinta, caminhe, acolha, aja, mas sobretudo, AME como Jesus.
"Pois quem conheceu o pensamento do Senhor, de maneira a poder lhe dar conselho? Nós, todavia, temos o pensamento de Cristo."(1Cor 2,16)

Trilhemos, pois, esta via de despojamento, precedida por nosso Mestre, na simplicidade, humildade e obediência, desafiando nossos limites e contrariando nossas vontades.
“Dê-me, Senhor, agudeza para entender, capacidade para reter, método e faculdade para aprender, sutileza para interpretar, graça e abundância para falar. Dê-me, Senhor, acerto ao começar, direção ao progredir e perfeição ao concluir”
(Santo Tomás de Aquino).

Um comentário:

  1. Oi amada! Pois então, aquela mensagem é muito importante para nós catequistas não?! Aproveitando, gostei dessa sua mensagem isso sim! Anatomia de um cristão... muito lindo! Na verdade apenas leio frases aqui e ali de São Tomás de Aquino, nada completo... Beijo no ♥!

    ResponderExcluir

☺ Seu comentário é importante e faz a diferença. Agradeço muitíssimo sua atenção em expressar sua opinião.
Desejo que suas palavras sejam para maior honra e glória do Senhor Jesus, Paz e Bem!☺

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...