sexta-feira, 10 de junho de 2011

Dê lugar ao Espírito Santo!

Vinde Espírito Santo,
Adentre em meu ser, em meu lar, aonde eu estiver...

Enchei os corações dos Vossos fiéis
de Vossa Santíssima presença

E acendei neles o fogo do Vosso amor
que tudo purifica e santifica

Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado
pela tua divina inspiração 

E renovareis a face da terra
porque em Ti, tudo se faz novo 

Oremos: ó Deus que Instruistes
os corações dos Vossos fiéis
Com a luz do Espírito Santo,
que orienta, guia e ilumina

Fazei que apreciemos retamente todas as coisas
Segundo o mesmo Espírito
e com o discernimento, examinemos tudo, conservando o que é bom

e gozemos sempre de suas consolações
refrigério para a nossa alma.
Por Cristo Senhor nosso,
Amém.


Resolvi adicionar estas meditações na oração do "Vinde, Espírito Santo", com o propósito de chamar a atenção do quanto que ás vezes, a rezamos automaticamente...
Muitas vezes esta maravilhosa oração acaba se tornando uma oração de "praxe" que adotamos sempre antes de iniciarmos alguma atividade na Igreja, etc...
Mas já percebi em algumas ocasiões que rezamos esta oração sem nenhum compromisso com ela.
Através do "Vinde, Espírito Santo", não só convidamos, mas queremos sim, que este Poder do Alto, participe ativamente dos nossos trabalhos, inspirando e dirigindo cada passo nosso.
E, é o que acontece, por exemplo, em nossas reuniões na Comunidade?
Nem sempre, iniciamos com esta bela oração invocando a presença do Santo Espírito, mas não a Sua participação! Oh, não! Pois quem tem que falar sou "eu", com minhas idéias, minhas opiniões e decisões... e aí, não por acaso, vão surgindo os julgamentos, reclamações, acusações e não raro, até fofocas... simplesmente porque só permiti que a minha humanidade falasse, deixando de lado a inspiração indispensável do Espírito Santo.
De nada vale invocar a presença do Senhor, se não acolho no amor e na obediência a Sua vontade, como fez Maria, nossa Mãe.
Precisamos tomar consciência que as orações não são monólogos, mas um diálogo essencial com Deus, em que devemos saborear cada palavra, eu diria até cada momento de silêncio, só assim estaremos em sintonia com Ele, só assim desfrutaremos dos efeitos salutares de um  verdadeiro diálogo com Deus!

2 comentários:

  1. Vinde Espírito Santo! Vinde!
    Sabe, Cátia, sempre começo meu encontro de catequese com essa oração e no inicio quase não se ouvia a voz dos meus catequizanados, ams fui insistindo e hoje rezamos num só coro... é de arrepiar... não digo nada, fecho os olhos, espero pelo silêncio e começamos...lindo! Nessa semana falei muito com eles sobre a importância de pedir com fé a presença do Espírito Santo, mesmo que seja com poucas palavras: "Vinde Espírito Santo, vinde!" Se falarmos com o coração, sentiremos na alma, na pele, no coração...
    Que o Espírito Santo continue a lhe inspirar coisas lindas, como tem escrito nos ultimos textos...amei o texto de Dom Bosco, senti vontade de conhecê-lo melhor...
    Beijus...
    Até!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Cátia! Gostei muito da sua reflexão entre as linhas da oração! Meus catequizandos ainda estão "apanhando" para me acompanhar nas orações na catequese, mas acredito que uma hora eles "engatam a primeira" e vão em frente! ...rs.. bom final de semana pra vc amada. Paz e Bem!

    ResponderExcluir

☺ Seu comentário é importante e faz a diferença. Agradeço muitíssimo sua atenção em expressar sua opinião.
Desejo que suas palavras sejam para maior honra e glória do Senhor Jesus, Paz e Bem!☺

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...