segunda-feira, 13 de junho de 2011

PACIÊNCIA, meu sonho de consumo!

Quanto dista o céu da terra, me parece ser a distância que me separa dessa preciosa virtude, em muitas ocasiões, em várias circunstâncias...
Parece exagero de minha parte, mas, em muitas situações que considero providenciais e que colocaram à prova  minha paciência, fui "reprovada".
Creio que ás vezes pedimos à Deus, a tão sonhada paciência, como se Ele nos fosse atender com um simples "estalar de dedos", sem muito esforço de nossa parte, mas, simplesmente acordaríamos serenos e tranquilos. Outras vezes, nem pedimos, desistimos antes, pois avaliando nosso temperamento tão destemperado, achamos que é perda de tempo, pois "eu nasci assim, cresci assim..."
Particularmente, nunca desisti de pedir, mas bem que andava meio desanimada...
E sabe o que percebi (não sozinha, claro!)?
O óbvio: a paciência está dentro de mim!
Sabe, meus irmãos, a paciência (mal comparando) é semelhante aos músculos do nosso corpo, eles estão lá, dentro de nós. Se os exercitamos continuamente, vão se tornando visíveis, firmes e saudáveis, porém, se somos sedentários, vão se recobrindo de gordura, perdem sua elasticidade e tendem a se atrofiar.
Assim pude perceber que minha paciência já estava se atrofiando, rsrss, pensei então:
"É por isso que quando faço tentativas de ser mais serena, sinto "dores", pois estou apenas fazendo tentativas, não estou me exercitando regularmente nas pequenas coisas do dia a dia".
Ufa! Que maravilha tomar consciência de que não existe a distância enorme que eu imaginava, na verdade essa distância só existe porque nós mesmos a criamos, com nossos imediatísmos e ... falta de amor (!?)
É sim, se nos falta paciência, falta amor também!

Pois não é verdade que a paciência
é o "amor que espera",
espera o tempo de Deus, o tempo do outro, o meu tempo?
Acho que este é o próximo passo: respeitar o "meu" tempo, para poder respeitar o do outro.
Interessante também notar que muitas pessoas parecem ter mais facilidade em exercer a paciência, isso não deve nos desanimar, existem realmente temperamentos e personalidades que favorecem a prática da paciência sem tanto penar, rsrss.
Bom, fato é, que ser paciente é sempre uma batalha "para todos",
(a menos que devido algum problema de saúde, você esteja enfermo em um hospital, então você é sempre paciente, rsrss, desculpe não resisti) apenas que uns penam mais que outros ... eu estou no grupo que "penam mais", rsrss!
Não devemos, todavia, deixar-nos abater por isso, nesse grupo tem muita gente boa que deu a volta por cima, só pra citar um: o apóstolo Paulo, dizem os estudiosos que ele não era a pessoa mais fácil de se conviver! Mas pela graça de Deus, seu esforço e perseverança, combateu o bom combate e venceu a si mesmo, colocando a vontade de Deus acima de tudo!
Que o Espírito Santo, vento impetuoso, mas que se manifesta na sutileza e serenidade de uma "brisa suave", nos ensine a viver, mesmo que em meio a tempestades, com equilíbrio e tranquilidade todas as coisas, pois como diz a canção:  ♫A vida é tão rara
Não a banalizemos com palavras e atitudes impensadas, impulsivas, geradas no desequilíbrio de nossas emoções. A impaciência cega nossos olhos para as belezas da vida, presentes em cada detalhe da criação, fecha o nosso coração ao carinho e afeto, revelados na sutileza de um olhar, de um sorriso, simplesmente porque "passamos" depressa demais pelas pessoas, pelo mundo...





Assim disse o Senhor DEUS, o Santo de Israel:
“Na conversão e na serenidade está a vossa salvação,
na calma e na confiança, a vossa força”.
(Is 30,15)

Um comentário:

☺ Seu comentário é importante e faz a diferença. Agradeço muitíssimo sua atenção em expressar sua opinião.
Desejo que suas palavras sejam para maior honra e glória do Senhor Jesus, Paz e Bem!☺

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...