quarta-feira, 1 de junho de 2011

Piedade Popular Purificada

Muitas pessoas não compreendem a veneração aos santos que a Igreja Católica presta. Alguns acham que nós adoramos os santos, mas a adoração é devida somente a Deus.
O culto de adoração é chamado de latria. Por isso, a idolatria é proibida (adoração aos ídolos = ido-latria). Aos santos prestamos o culto de dulia e a Nossa Senhora o culto de hiperdulia, pois ela está acima dos santos.
Porém, o Beato João Paulo II, já falava da necessidade de ser purificada a piedade popular e em seu pontificado o Papa Bento XVI também reforçou essa necessidade.
As devoções à Nossa Senhora, aos santos são salutares, quando nos ajudam a viver com autenticidade e fidelidade a fé em Deus, quando promovem uma participação ativa na Igreja. Mas não quando tomam o lugar de Deus, devido a uma fé imatura, superficial e infantil, não quando se resumem apenas à práticas religiosas meramente exteriores.
Amar, admirar, respeitar, pedir a intercesssão dos santos é bom, mas uma fé realmente madura nos leva a ir além, nos leva a contemplar a vida de doação, de santidade "deles", nos desperta e incentiva a fazer o mesmo. Uma fé amadurecida nos mostra com clareza que Jesus Cristo deve ocupar o centro de nossa vida, e que todas as devoções são bem vindas, quando tem sua origem e por fim último, nos conduzir a Deus e a serví-Lo na pessoa do outro.
Quando falta essa consciência, infelizmente o que se vê, são exageros e excessos, que sim, devem ser corrigidos através de uma catequese efetiva, feita com paciência e caridade em nossas comunidades. Quantas vezes você já não presenciou a seguinte cena: O "fiel" (?!) que chega à Igreja, e se dirige, primeiramente, a seu santo de predileção, antes de reverenciar Jesus Sacramentado, isso quando o faz. Outro fato que nos mostra a superficialidade da fé, em muitos católicos, é perceber como acorrem em grande número fiéis (?!) em determinadas datas, às Igrejas cujos padroeiros são: Santo Expedito, São Judas Tadeu, Santa Rita de Cássia... 
E isto pela vida de radicalidade evangélica que tiveram?
Nem sempre, mas não raro, se busca a intercessão de determinado santo, não pelo seu modelo de santidade de vida, mas unicamente por seu título: santo das "causas impossíveis", "causas urgentes",
"dos desesperados"...
Por isso se faz tão indispensável nosso testemunho de vida, é preciso ser sinal de fidelidade, comprometimento e amor à Jesus Cristo e à sua Igreja, mostrando que a Igreja não é um "supermercado de graças", mas espaço privilegiado para o encontro com Deus, na Eucaristia, nas Sagradas Escrituras, na oração comunitária, na pessoa do irmão... 
Procuremos, pois, conhecer com mais profundidade a vida e a riqueza contida na espiritualidade destes amigos celestes, para que com mais intensidade amemos o que eles amaram com tanto ardor: Jesus Cristo!
Pois seguimos os passos DE JESUS,
 mas sim, podemos utilizar "sandálias especiais" para isso:
Seguir Jesus com as sandálias de São José, Sta Teresinha, Santa Rita, Dom Bosco, Sto Antonio...

“...Todas as demonstrações da piedade popular, bem canalizadas e devidamente acompanhadas, propiciam um frutífero encontro com Deus, uma intensa veneração do Santíssimo Sacramento, uma profunda devoção à Virgem Maria, o cultivar do afeto ao Sucessor de Pedro e uma tomada de consciência da pertença à Igreja ... Sem dúvida a piedade popular deve ser sempre purificada, referida ao centro, mas merece a nossa estima; de modo plenamente real, ela faz de nós mesmos 'Povo de Deus'."
(Papa Bento XVI)


Um comentário:

  1. Oi, amiga querida
    vc que é especial...
    eu sempre imaginei que um dia vc teria um blog muito lindo, só não imaginava que seria tanto!
    não tem uma vez que eu entre aqui e não fique encantada, saboreando essas palavras, sentindo a verdadeira paz de Cristo.
    que esse mês que se inicia traga muita coisa boa para sua vida!
    paz e bem...

    ResponderExcluir

☺ Seu comentário é importante e faz a diferença. Agradeço muitíssimo sua atenção em expressar sua opinião.
Desejo que suas palavras sejam para maior honra e glória do Senhor Jesus, Paz e Bem!☺

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...