quarta-feira, 23 de março de 2011

QUEM É VOCÊ???

A ORAÇÃO DO SILÊNCIO é o lugar onde descobrimos nossa verdadeira identidade. Tomas Merton, monge trapista, escreveu muitos livros sobre o tema da contemplação. Nos seus livros, analisando a sociedade de hoje, afirma que o maior problema da sociedade moderna é o que ele chama de crise de identidade. As pessoas não sabem quem são. À pergunta: Quem é você? segue como resposta: “Eu sou advogado, médico, professor, mecânico”, etc.

As pessoas colocam o acento no que fazem e não no que são. Valoriza-se a produtividade, pauta-se a vida no consumismo. A modernidade está marcada pela cultura do ter mais (dinheiro, casa maior e melhor, o carro do ano, a grife do momento, etc.). Segundo Tomas Merton estamos numa cultura hiperprodutiva e hiperativa. E, como resultado desta hiperatividade e hiperprodutividade, desconhecemo-nos a nós mesmos. Perdemos a capacidade de estar a sós conosco mesmos.
Para ilustrar esta realidade, segue a historinha:

 A MULHER DO PREFEITO  

Morreu a mulher do prefeito e chegou ao céu. O porteiro, São Pedro, lá não estava. Esta vez era Jesus o recepcionista. A mulher estranha… e pergunta: 
- “Por favor, onde está São Pedro”? Respondeu Jesus:
- “São Pedro está trabalhando na porta do céu, há mais de 2000 anos sem ter tido folga alguma. Assim decidi mandá-lo, de férias, para o Hawaí, a fim de bronzear-se”.
E, voltando-se para a mulher do Prefeito, diz:
- “Benvinda ao céu! Quem é você?”
Ela pensou consigo mesma: Se alguém deveria saber quem sou, seria Jesus. E de pronto diz:
-“Eu sou a mulher do Prefeito!” E Jesus responde:
- “Eu sei que você é a mulher do prefeito, mas não lhe perguntei a respeito de sua posição social, dentro da comunidade. Quem é você?” E ela:
- “Eu sou uma esposa e uma boa mãe”.
Mas eu não lhe perguntei a respeito dos papéis que você executa, na sua família. Quem é você?, pergunta Jesus.
Agora a mulher está começando a ficar nervosa e diz:
“Eu dei aula durante 42 anos”. E Jesus:
- Sim, eu sei você era professora. Você ajudou a muitos meninos e meninas. Mas não lhe perguntei pela sua vocação, pela sua profissão. Quem é você? Bem mais nervosa, ela diz:
- “Mas, Jesus, Jesus! Eu fui à missa e à santa comunhão, cada domingo, durante 72 anos!” E Jesus responde:
- “Eu sei que você era uma mulher muito devota e piedosa. Mas, não lhe perguntei a respeito de suas práticas religiosas.” Quem é você? E ela:
- “Eu não sei”. E Jesus diz-lhe então:
 - “Devo mandá-la de volta para a terra, até que você descubra quem você é”.
(FONTE)

“Conhecendo-te, tu te humilharás ao perceber que, por ti mesma, nada és”
(Santa Catarina de Sena)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

☺ Seu comentário é importante e faz a diferença. Agradeço muitíssimo sua atenção em expressar sua opinião.
Desejo que suas palavras sejam para maior honra e glória do Senhor Jesus, Paz e Bem!☺

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...