quarta-feira, 4 de maio de 2011

Fale a Verdade: "Como vai você?"

"Qual a maior mentira do mundo?
(Por Ricardo Sá)
Há alguns dias me contaram que a maior mentira do mundo é dita quando alguém, ao ser perguntado como vai, responde: "Tudo bem!" E mais, a pessoa me explicou que quase todos respondem assim porque no fundo sabem que ninguém está interessado em saber como eles estão. Pois é! Parei para pensar..."

Quando li este texto do Ricardo Sá, senti um certo desconforto, acho que porque a "carapuça" me serviu...
Pois muitas vezes dou essa mesma resposta, quando a realidade é outra. 
 Na vida de um cristão, nem tudo são flores, não se trata de reclamar, mas de ser sincero para identificar em minha vida coisas que não estão taõ bem, precisam melhorar e muito. Como diz Sta Teresinha, "TUDO está bem, quando só se busca a vontade de Jesus", mas, nem sempre é o que fazemos, não é?
Então por que digo sempre: "TUDO bem"?
Porque também tenho essa impressão que as pessoas que perguntam, o fazem por mera educação, como se fosse uma extensão de um cumprimento, mas, não tem muitas vezes tempo e nem disposição para ouvir a "verdadeira" resposta. Quase sempre estão com pressa, ou também porque mal a gente responde "tudo b..." e já somos cortados pelo outro, que vai desfiando outros assuntos...
Bom, o contrário também acontece, ás vezes acho que também tenho essa "doença" da pressa. Mesmo quando não estou com pressa, ajo como se estivesse, uma espécie de vício. É incrível como arrumamos mais tempo e paciência para fazer "coisas", em compensação nem sempre temos a mesma dedicação em encontrar tempo para estar com as pessoas e ouví-las. Ou pior, preferimos ficar na superficialidade dos relacionamentos para não nos comprometermos com os problemas e a vida do outro. Pois não é verdade que tantas e tantas vezes, quando perguntamos (sem nos importarmos com a resposta): "Como vai você?", e o outro responde "tudo bem", com a maior "cara de enterro", a gente nem se interessa em insistir ou com delicadeza e discrição procurar ajudar?
Vou, sinceramente, buscar mudar essa minha realidade. A próxima vez que cumprimentar alguém vou perguntar "pra valer" com "sinceridade" e "boa vontade": "Como vai você?", dar tempo pra que responda, lhe oferecer minha atenção, meu sorriso... Sabia que um sorriso sincero abre as portas de muitos corações?
Não sei se receberei respostas "honestas", mas uma certeza eu tenho: mudando de postura e atitude, muitas realidades serão transformadas.
Sigam-me os bons!?

"Há pessoas que desejam saber só por saber, e isso é curiosidade; outras, para alcançarem fama, e isso é vaidade; outras, para enriquecerem com a sua ciência, e isso é um negócio torpe: outras, para serem edificadas, e isso é prudência; outras, para edificarem os outros, e isso é caridade."
(S. Tomás de Aquino)

3 comentários:

  1. Oi Cátia, isso é a mais pura verdade, quantas vezes perguntamos e rezando para que a outra pessoa nem responda, porque temos pressa..rsrsr
    Um dia fui repreendida por uma pessoa que disse; que mania vocês aqui do Brasil tem em dizer que está tudo bem, quando na verdade não está... Ninguém está sempre tudo bem, dia ou outro temos contra tempos... " e escutei um monte... Mas, a verdade que dói é que muitas vezes perguntamos por vício...
    mas, minha linda, de verdade, tenho pensando muito em você, está tudo bem contigo?

    Beijus
    espero notícias!!
    Deus abençoe vc e meu afilhado que cresce lindo e forte!! rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Cátia, não sei se posso, mas assino embaixo sobre tudo o que você escreveu. De fato somos, ou melhor, estamos "ocupados" demais para parar e ouvir o outro. Eu particularmente amo parar para ler, já que não posso ouvir, tudo o que você tem a nos dizer. Beijo grande minha querida.

    ResponderExcluir

☺ Seu comentário é importante e faz a diferença. Agradeço muitíssimo sua atenção em expressar sua opinião.
Desejo que suas palavras sejam para maior honra e glória do Senhor Jesus, Paz e Bem!☺

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...