segunda-feira, 18 de julho de 2011

A escandalosa paciência de Deus!


‘...Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde veio então o joio? ’ O dono respondeu: ‘Foi algum inimigo que fez isso’. Os servos perguntaram ao dono: ‘Queres que vamos retirar o joio? ’ ‘Não! ’, disse ele. ‘Pode acontecer que, ao retirar o joio, arranqueis também o trigo. Deixai crescer um e outro até a colheita. No momento da colheita, direi aos que cortam o trigo: retirai primeiro o joio e amarrai-o em feixes para ser queimado! O trigo, porém, guardai-o no meu celeiro! ’
 (Mt 13,27b-30)


Se dependesse de nós, com que rapidez não mandaríamos arrancar o joio, não é mesmo?
E sabe o que aconteceria?
Seríamos arrancados juntos!
Olhemos para o profundo de nosso coração e sejamos bem sinceros:
Não é verdade que cresce em nosso interior, graças a Deus, um belo e dourado trigal, mas, que também permitimos que cresça junto dele, raízes daninhas de joio?
Quando ouvimos esta parábola, logo pensamos no joio que existe no mundo... talvez por isso passe desapercebido o joio que também está em nosso coração...
Que o Santo Espírito que habita em nós, queime com seu fogo abrasador, purificador, todas essas raízes encardidas, para que quando chegar o momento da colheita, diante do Senhor possamos dizer:
"Eis aqui o nosso trigo, Jesus!"

Para aprofundar mais essa reflexão desta linda parábola, transcrevi abaixo um texto de autoria de Dom Henrique Soares, postado em seu blog VISÃO CRISTÃ:


E Jesus, continuou, sentado, revelando os segredos do Reino:

"O Reino dos Céus é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo. Enquanto todos dormiam, veio o seu inimigo e semeou o joio no meio do trigo e foi-se embora. Quando o trigo cresceu e começou a granar, apareceu também o joio. Os servos do proprietário foram procurá-lo e lhe disseram: 'Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Como então esta cheio de joio?'”
Que escândalo esta parábola; como nos maltrata!
Olhamos o mundo, campo de Deus, e vemos tantos sinais de joio, tanta maldade, tanta dor e sofrimento... Senhor, por que fizeste o mundo assim? Por que permites o mal? E Jesus explica, docemente: “Um inimigo é que fez isto”. E nós, impacientes; nós, que nos julgamos sábios e temos vontade de dar conselhos a Deus, perguntamos, angustiados e impacientes: “Queres, então, que vamos arrancá-lo?”
Diante da nossa pressa, o Senhor nos responde: “Não, para não acontecer que, ao arrancar o joio, com ele arranqueis também o trigo. Tendes certeza realmente que sabeis distinguir o joio do trigo?
Já vistes que também no vosso próprio coração há trigo e joio?”
Ah, Irmão! A escandalosa paciência de Deus!
O modo misterioso que o Senhor tem de dirigir o mundo! O campo deste mundo, a seara da vida, não estão perdidos. Ainda que apresente tanto joio, o trigo do Reino está presente nele: Deus reina em tantos corações, está presente de tantos modos! O problema é que não podemos calcular, não podemos separar com um bisturi o trigo do joio... E nos impacientamos, nos amarguramos e, tanta vez nos revoltamos contra Deus e quase que descremos... porque Deus não cabe na nossa lógica, não faz como gostaríamos... E o Senhor insiste: “Deixai-os crescer juntos até a colheita. No tempo da colheita, direi aos ceifeiros: Arrancai primeiro o joio e atai-o em feixes para ser queimado; em seguida, recolhei o trigo no meu celeiro". Compreende, Irmão, como é o Reino?
Percebe que ele não obedece a nossos cálculos, não cede à nossa lógica, não liga para nossos prazos?
O Reinado é de Deus e não nosso!
Como é preciso que eu e você nos convertamos para perceber isso e acolher a palavra desse Jesus tão independente, tão senhor de si, tão mergulhado nos tempos e modos do Pai...

3 comentários:

  1. é minha cara, o evangelho de domingo é simplesmente algo que nos incomoda... Como ter essa paciência de Deus?
    Eu que o diga neh, sou o desespero em pessoa, não tenho paciência nem comigo mesmo...rsrsrsr
    beijus
    Olha, acho que poderemos nos ver no final de agosto...o que acha?
    Imaculada

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog !
    Deus te abençoe e te guarde !
    Abraços Fraterno !
    Márcia Nunes

    ResponderExcluir
  3. Parabén pelo seu trabalho!
    Que Deus te ilumine mais...mais... e que vc alcance muitas vidas para o senhor.
    A Paz de Cristo!

    ah ia esquecendo estou compartilhando muitas coisas nas minhas páginas e grupo do facebook.

    ResponderExcluir

☺ Seu comentário é importante e faz a diferença. Agradeço muitíssimo sua atenção em expressar sua opinião.
Desejo que suas palavras sejam para maior honra e glória do Senhor Jesus, Paz e Bem!☺

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...