quinta-feira, 7 de julho de 2011

O mesmo e único sacrifício infinito de Cristo na Cruz!



Missa de cura e libertação, missa afro, missa sertaneja, showmissa...
 Afinal, essas definições constituem uma distinção entre uma missa e outra? Todas tem o mesmo valor?
Sua importância depende do padre que a celebra?

Abaixo, o esclarecimento de Pe. Cido Pereira, pároco na Paróquia N.S. das Dores, no bairro Casa Verde, vigário episcopal para pastoral da comunicação em SP e diretor do jornal "O São Paulo", dado a um ouvinte do programa
"Bom dia, povo de Deus", do qual é apresentador, na rádio 9dejulho católica:

"Certos nomes dados à missa confundem demais o nosso povo e muitos deles chegam a esvaziar o sentido profundo da celebração eucarística.
É o caso, por exemplo, dos tais “showmissa”, missa de cura e libertação, missa afro.
Na verdade existe só a missa.
A expressão “showmissa”´é profundamente desrespeitosa. Se cantores populares cantam na missa, tudo bem. Se depois da missa há um espetáculo musical, tudo bem. Mas chamar de “showmissa” o maravilhoso sacramento do altar é ir longe demais. 
A missa atualiza o sacrifício redentor do Cristo.
Por isso toda missa, qualquer missa é de cura e libertação.
É impróprio, portanto, realizar missas de cura e libertação, dando a impressão que as demais missas não o são.  Impressiona também o fato de se classificar a missa pelos padres que celebram. Vou à missa do padre x, do padre y. Todo padre age na pessoa do Cristo durante a celebração eucarística e achar que o nome do padre faz diferente a missa não é correto. Ultimamente se fala também em missa sertaneja. São missas em que as músicas são cantadas no estilo sertanejo. Nada demais se as missas cantadas foram compostas no estilo sertanejo. O que não é correto é colocar letra em música sertaneja de domínio público. Elas acabam sendo um desrespeito ao compositor original da música e um desrespeito aos compositores cristãos que produzem belíssimas composições com músicas belíssimas e letras que lembram o momento celebrativo. Agora, a missa afro, deveria ser uma missa igual a qualquer missa, valorizando, porém, a cultura afro no tocante à música e ao colorido das roupas. Mais do que isso é desrespeito ao Sacramento. Misturar nossos santos com divindades do candomblé, da umbanda, é desrespeito ao Sacramento." 

“Todas as Missas tem um valor infinito, pois são celebradas pelo próprio Jesus Cristo, com uma devoção e amor acima do entendimento dos Anjos e dos homens, constituindo o meio mais eficaz, que nos deixou Nosso Senhor Jesus Cristo, para a salvação da humanidade.”
(Santa Matilde)

Quando vocês vêm o sacerdote aplicado ao Santo Sacrifício, fazendo as suas preces, envolvido pelo povo santo, que foi lavado pelo precioso Sangue, e o divino Salvador que se imola sobre o altar, pensam vocês que estão ainda sobre a terra?
Não acreditam vocês estarem elevados até o céu?
Ó milagre! Ó bondade!
Aquele que está sentado à direita do Pai encontra-se por um momento entre nossas mãos e vai se dar àqueles que o querem receber”.
(São João Crisóstomo)

4 comentários:

  1. Nossa, este seu post me vez lembrar que já faz algum tempo que não ouço este programa, deste grande comunicador, Padre Cido.

    Ótimo esclarecimento, obrigada por compartilhar...
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. OlÁ PASSEI PARA TE CONHECER, MTO LINDO SEU BLOG FIQUEI ENCANTADA. QUANDO PUDER FAÇA-ME UMA VISITINHA TEREI MAIOR ALEGRIA EM RECEBE-LO NO MEU BLOGUINHO.UM ABRAÇO FRATERNO E TENHA UM DIA ABENÇOADO.

    ResponderExcluir
  3. Olá, tenho um carinho no meu blog pra você. Passa lá e pegue-o.
    Grande abraço
    Lurdes

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do blog, e já estou seguindo,
    continue a espalhar a semente de Deus neste mundo que tanto precisa dela,
    aproveitando deixo o convite para visitar meu blog:
    andersonribeiro18.blogspot.com
    e se gostar ser um de nossos seguidores.
    sempre irei dar uma visita por aqui para ver as novidades.
    Paz e bem!

    ResponderExcluir

☺ Seu comentário é importante e faz a diferença. Agradeço muitíssimo sua atenção em expressar sua opinião.
Desejo que suas palavras sejam para maior honra e glória do Senhor Jesus, Paz e Bem!☺

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...