sexta-feira, 1 de julho de 2011

"O Dono da casa"

Toda 5ª feira à tarde, acompanho uma ministra da Eucaristia, na visita de alguns enfermos da comunidade. Tem sido uma experiência muito rica, sobretudo, porque conhecia dona Joana (a ministra) só de cumprimentar e trocar algumas palavrinhas...nossa, não sabia o que estava perdendo, é a simplicidade em pessoa, muito discreta, "trabalhadeira", de pequena estatura, mas uma gigante na fé. 
Ela veio do interior de Minas Gerais, desde pequena acompanhava a mãe que fazia visitas no hospital e participava do apostolado da oração, o pai era vicentino.
Veio pra São Paulo, casou-se e assim que se estabeleceu começou a perguntar pela vizinhança onde era a Igreja Católica mais próxima, ao que lhe informaram: "Ih, dona Joana, fica meio longe!"
"Tem nada não, o sinhô me dá umas indicação, que eu chego lá! respondeu ela.
Caminhando bastante, a fita do apostolado nas mãos, perguntando aqui e acolá, logo avistou a Cruz da Igreja NSdo Carmo e após participar da Santa Missa, esperou a assembléia se retirar, para ir em busca da "presidente" do apostolado à qual se apresentou e foi logo intimando, rsrss,  "Tô chegano de Minas, sou do apostolado e queria servir aqui".


Acho que isso já faz mais de trinta anos!!!
E dona Joana continua firme e forte no apostolado, como ministra da Eucaristia e nas visitas aos enfermos da comunidade.
A primeira vez que entrei em sua casa, adentrando na sala me deparei com um crucifixo na parede (presente de casamento de sua mãe), ela informou: "Esse é o Guardião da casa", e apontado para um quadro, que se encontrava no alto de uma escada no corredor central da casa, apresentou:
"Aquele é o dono da casa"!
"Só podia ser", pensei contemplando o quadro do Sagrado Coração de Jesus!
Sabe meus amigos, fiquei profundamente tocada naquele momento, com lágrimas nos olhos... Dona Joana não é dada a frases de efeito, quando ela diz que o Sagrado Coração de Jesus é o dono de sua casa, ela REALMENTE vive essa realidade!
Uma mulher rara e preciosa, de muita oração... outro dia mesmo me dizia: "Catinha, num dianta, tudo na minha vida é na base da oração, senão, não funciona. Até pra dormir, quando falta o sono, meu remédio é o terço, até encontra o sono..."
E a primeira visita que fiz ao seu lado então?
Fiquei desconcertada ao ouvir na simplicidade de suas palavras, tanta sabedoria!
 Na primeira casa que chegamos, a doente estava com uma visita, que a levaria para uma consulta. Então a filha que também estava presente explicou para essa visita, meio constrangida: "Elas vieram fazer uma oração, mas é rápido!". A visita respondeu: "Se não demorar muito, eu espero aqui". Ao que prontamente dona Joana respondeu: "Olha não costuma demorar não, só não sei lhe dizer certinho quanto tempo, porque nunca marquei no relógio... sabe como é, pra Deus a gente não marca hora!" 
E sabe o que é mais impressionante, dona Joana dispara essas "máximas" de sabedoria, falando tão mansamente e sempre com um largo e cativante sorriso, que eu nunca vi ninguém ficar ofendido, pelo contrário, as pessoas são contagiadas pela unção de suas palavras.
Bom, eu com certeza poderia ficar horas narrando a linda história de fé, que dona Joana continua a escrever com uma vida tão repleta de dignidade, amor à Deus, dedicada à sua linda família, à Igreja e a todos que tem o privilégio de se aproximar dela, mas, o que eu queria mesmo neste dia especialíssimo era homenagear o Sacratíssimo Coração de Jesus, com a história desta Mulher, Mãe (com M de Maria), esposa, e serva de Deus, minha querida dona Joana, que em sua humildade e simplicidade abundantes, conseguiu se "formar", com louvor, na "faculdade" da espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus!  



"Coração de Jesus, ardente de amor por nós,
inflamai o nosso coração de amor por Vós."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

☺ Seu comentário é importante e faz a diferença. Agradeço muitíssimo sua atenção em expressar sua opinião.
Desejo que suas palavras sejam para maior honra e glória do Senhor Jesus, Paz e Bem!☺

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...