sexta-feira, 15 de julho de 2011

PRISÕES SEM MUROS

O texto anterior do escritor Rick Warren, me fez meditar muito sobre este tema: o servir!
Com certeza, serviríamos melhor, amaríamos com mais intensidade, enfim, viveríamos mais plenamente a vontade do Senhor, se fôssemos livres (?!!).
Ora, e não o somos? Pois, a Palavra nos afirma que não estamos mais sob o jugo do pecado, mas sob a graça...
Ainda sim, não o somos, quando insistimos em construir para nós mesmos, várias "prisões sem muros", invisíveis aos olhos da carne, mas tão eficientes em nos privar de nossa liberdade (conquistada por Jesus), quanto as que conhecemos com grades e concreto.
Prisões que nos impedem de crescer, de melhorar, de arriscar, de dar um passo a mais...
Pois bem... seja LIVRE, assuma esta liberdade conquistada pelo Senhor, para servir, amar e viver melhor e com mais alegria:

LIBERTE-SE DA OPINIÃO ALHEIA
A preocupação excessiva com o que os outros pensam ou falam a nosso respeito, sem dúvida, nos escraviza, gera em nós a dependência da aprovação das pessoas, o desejo de buscar agradar a todos, quando não, também uma carência de estar a todo tempo precisando ouvir e receber elogios...
Lembre-se: você é o que é, não o que as pessoas pensam ou falam de você!
Quer ser livre do juízo que as pessoas fazem de você?
Siga o exemplo de Maria, seja como a "escrava" do Senhor, escolha depender de Deus e do Seu amor misericordioso, pois convém a nós, cristãos, agradar antes ao Senhor do que aos homens!
O que as pessoas pensam de você, não é da sua conta, mas, o que Deus pensa, é:
"... és precioso a meus olhos, porque eu te aprecio e te amo, permuto reinos por ti, entrego nações em troca de ti." (Is 43,4)

LIBERTE-SE DAS EXPECTATIVAS
Seja paciente, alimente esperanças, não expectativas!
As expectativas, não raro, geralmente produzem decepções. E isso porque, nem sempre levamos em conta as fragilidades e fraquezas do outro... Bem ao contrário, ignoramos que as pessoas estão a todo tempo sujeitas a frustar nossas expectativas, uma vez que, todos nós caminhamos pela via da conversão em ritmos e velocidades diferentes...
Não fiquemos "presos" às expectativas!
É preciso dominar nossas ansiedades e imediatísmos, permitir que o outro seja quem ele é, com suas qualidades e imperfeições!
Coloque-se no lugar do outro: Você tem capacidade para satisfazer as expectativas de todas as pessoas com quem convive?
Bom, então não espere que o outro tenha! Não imponha às pessoas, fardos que você mesmo não consegue carregar...
Invista sim, na esperança! Que acredita sempre naquilo que Deus pode realizar nas pessoas e através delas!

LIBERTE-SE DO DESEJO DE SER RECOMPENSADO
Nossa, como ficamos inconformados e entristecidos (mesmo não admitindo sempre), quando não somos reconhecidos pelo bem que fazemos, quando não somos elogiados, ás vezes nem citados, diante de uma idéia ou iniciativa que tivemos e foi tão favorável para todos.
"De graça recebestes, de graça deveis dar..."
Através desta palavra, podemos até ouvir a orientação do Senhor:
"Oh, meu filho, minha filha, não recebestes teus dons de graça? Por que então queres cobrar, recebendo reconhecimento e elogios, a vanglória deste mundo?"
Ame, sirva, viva na gratuidade!
Reconhecimento e elogios? Se recebê-los, entregue para quem realmente os merece: DEUS!

LIBERTE-SE DA AUTODEFESA
A vida cristã vai se estabelecendo a partir da comunicação e diálogo fraternos, e para tanto é preciso estar "desarmado" do medo de ser rejeitado, de não ser compreendido e aceito...
Muitas vezes essa autodefesa que nos impede de dar um sorriso espontâneo, de ser um servo acolhedor, e nos faz dar interpretações equivocadas e negativas para palavras e fatos ocorridos em nossa vida, geralmente tem sua origem em nosso passado...
Se na sua vida, existe sujeira que foi varrida para debaixo do tapete, se existe ferida mal curada, é hora de arrumar "esta casa", de cuidar desta ferida, mesmo que doa! Se não podemos mudar o passado, ao menos aprendamos com ele!
Baixe sua guarda, permita-se conhecer a si mesmo, busque conhecer o outro e dê-se a conhecer também, sem máscaras, sem medo de ser quem é!

LIBERTE-SE DA OUSADIA DE JULGAR
Tenho aprendido na busca do autoconhecimento, que o julgamento que muitas vezes deixo sair através de meus lábios, entrou pela janela da alma, os meus olhos.
Por isso persevero na súplica a Deus e no esforço de poder enxergar os irmãos com as lentes da misericórdia, ou seja, pelo olhar de Jesus; na constância em, primeiramente, admitir e corrigir minhas misérias e minhas falhas.
"Meus irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de seu irmão, ou o julga, fala mal da lei e julga a lei. E se julgas a lei, já não és observador da lei, mas seu juiz.  Não há mais que um legislador e um juiz: aquele que pode salvar e perder. Mas quem és tu, que julgas o teu próximo?"
(Tg 4, 11-12)


Concluindo (ou não?), rsrss, creio ter inumerada "algumas" prisões sem muros, muitos são os obstáculos e desafios para respondermos de modo autêntico o chamado de nosso Deus para uma vida reta e santa.
Esse texto, então, é apenas um ponto de partida, para que você, querido leitor, possa se aprofundar nesta grande aventura do autoconhecimento, afinal, nossos inimigos internos, só os podemos derrotar conhecendo-os.



"Somente é livre quem está disposto a perder a vida, o lugar, o cargo, o tempo…"
(Ricardo Sá)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

☺ Seu comentário é importante e faz a diferença. Agradeço muitíssimo sua atenção em expressar sua opinião.
Desejo que suas palavras sejam para maior honra e glória do Senhor Jesus, Paz e Bem!☺

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...